Embaixadora da ONU, Ivete Sangalo lança campanha contra tráfico de pessoas

10/05/2013

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) elaborou o Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas 2012 que mostra que, em entre os anos de 2007 e 2010, 58% das vítimas do tráfico são submetidas à prostituição e 36% a trabalho escravo. Dessas, 27% eram crianças. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê que cerca de 20 milhões de pessoas sejam vítimas de trabalho forçado em todo o mundo, o que abrange trabalhos sexuais e escravidão de adultos e de crianças.

 

“É inadmissível que nos tempos de hoje a gente se depare com movimentos tão radicais, desumanos como a escravidão de pessoas”, disse Ivete enquanto recebia do diretor executivo do UNODC, Yury Fedotov, o título de Embaixadora Nacional da Boa Vontade.

 

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que participou do evento, afirmou que o tráfico é um crime “subterrâneo”. “As vítimas não denunciam por vergonha ou medo. Os familiares não denunciam por vergonha ou medo. E a autoridade policial, o Estado brasileiro, por mais que tente, não consegue ir atrás. Crime não denunciado é crime oculto, e crime oculto é crime não punido”, afimou.

 

Yury Fedotov está em sua primeira viagem ao Brasil e reiterou o discurso de Sangalo. “Não há nenhum país no mundo livre desse crime”, disse o diretor.

 

Durante o lançamento da campanha, a autora da novela “Salve Jorge”, Gloria Perez, foi homenageada por abordar, na sua trama, o tráfico de pessoas para o exterior com a finalidade de exploração sexual.

 

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“É uma chaga que envergonha o mundo e o Brasil. Ao deparar com os números da OIT, a gente se pergunta: a escravidão acabou? Ao tomar conhecimento de tais dados, a autora Glória Perez se dedicou à pesquisa do tema para a novela ‘Salve Jorge’. Ela procura dar voz aos invisíveis, na esperança de que a novela pudesse alertar e resgatar as vítimas de tráfico de pessoas. Apesar de ser uma trama de ficção, os números mostram a dura realidade”, disse Paulo Tonet Camargo, vice-presidente de Relações Institucionais das Organizações Globo.

 

A mesma campanha foi implementada em outros dez países. No Brasil, a Coração Azul tem o slogan “Liberdade não se compra. Dignidade não se vende. Denuncie o tráfico de pessoas”. Além de Ivete, são parceiros da campanha o Ministério da Justiça, a Rede Globo, a Secretaria de Direitos Humanos e a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.

 

Fonte: Agência Brasil