Dia das Mães: vendas do comércio devem ser as menores desde 2009

09/05/2013


As vendas do comércio varejista do país voltadas para o Dia das Mães devem subir 5,8% este ano ante igual período no ano passado - o menor ritmo de crescimento para a data desde 2009, ano abatido pelo reflexo da crise global, quando o faturamento do comércio relacionado à ocasião subiu apenas 3%.A estimativa foi divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

 

Em comunicado, a CNC lembrou que o Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante para o setor (a primeira é o Natal), e deve movimentar este ano R$ 2,29 bilhões.Entre os possíveis destaques de vendas estão artigos de uso pessoal e doméstico, com alta esperada de 9,9% no faturamento, seguida por farmácias e perfumarias (+9,2%), de móveis e eletrodomésticos (+7,4%), vestuário (+6,1%) e livrarias e papelarias (+4,4%).

 

Já o ramo de hiper e supermercados deverá apresentar crescimento bem menor do que no ano passado, com estimativa de 3,3% em 2013, ante aumento observado de 8,4% em 2012.

 

Para a CNC, a demanda por trabalhadores temporários para a época deverá acompanhar a menor perspectiva de aumento nas vendas. Para este ano, espera-se a abertura de 11,8 mil postos de trabalho devido à data, apenas 1,7% acima do número de empregados temporários contratados para as vendas do Dia das Mães em 2012.

 

Ainda segundo a confederação, as lojas de artigos de uso pessoal e doméstico, farmácias e perfumarias e os hiper e supermercados deverão responder por 92,3% das vagas temporárias abertas pelo varejo no período.

 

Fonte: InfoMoney